Cidades

Queda de balão causa incêndio de grandes proporções em Itacoatiara

A bandeira do balão foi encontrada pelas equipes. Foto: Divulgação

A queda de um balão de cerca de 12 metros resultou em um incêndio de grandes proporções na Serra da Tiririca, em Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, na manhã deste domingo (15). As chamas só foram controladas após três horas durante trabalho conjunto do Corpo de Bombeiros e equipe de Guarda Parques.

O caso aconteceu por volta de 7h40. O fogo se alastrou e destruiu uma grande área, de vegetação. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do Destacamento de Itaipu, o 3º Grupamento de Bombeiro Militar (3º GBM) foram acionados para o local às 7h48, foi preciso abastecer a viatura duas vezes para conseguir debelar as chamas. O incendio só foi controlado por volta das 11h30.  

Vale lembrar que soltar balões é crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, que deixa claro que “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos, multa ou ambas cumulativamente. 

O Disque-Denúncia do Rio de Janeiro oferece o programa Linha Verde, para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais em todo o estado através dos telefones  0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. 

< Jovem é baleado após discussão em SG Niterói celebra a 15ª Parada do Orgulho LGBTI <